briannstorm_copy.png
ANALOGIC WONDERLAND:
A Reação das Cores, Texturas e Iluminação no Negativo Monocromático
lab analogico 3-BRI-01.png

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO AVANÇADO DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA EM PRETO E BRANCO
O projeto tem como objetivo a preservação e difusão dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a Fotografia Analógica com foco em películas preto e branco

O curso “A Reação das Cores, Texturas e Iluminação no Negativo Monocromático” foi criado com o objetivo de oferecer um caminho possível para artistas e fotógrafos experimentarem as infinitas possibilidades da fotografia analógica monocromática (preto e branco) sob os diferentes espectros de luz e superfícies de ampliação. Realizando dessa forma uma pesquisa e investigação sobre os resultados do comportamento dos sais de prata que compõem as películas 35mm em perspectivas não tradicionais.

 

Os encontros ocorrerão no período de seis meses, de julho a novembro, quando serão realizadas aulas teóricas e práticas, totalizando cerca de 48 horas/aula que são oferecidas gratuitamente, incluindo todos os insumos para as práticas. Como resultado do projeto, será feita uma exposição gratuita das obras produzidas pelos participantes da oficina e disponibilizado para a comunidade um material compilado com os estudos investigativos de cada participante.

 

As inscrições estão abertas até o dia 12 de junho e a lista com os selecionados e segunda chamada será divulgada no dia 14 de junho.

 

Contemplado e realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú (LIC 2021), da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e contando com a supervisão e tutoria de Brianne Lee espera-se que ao final do curso os participantes tenham noção clara dos aspectos básicos de iluminação e composição de imagens, bem como dos processos de revelação e ampliação e estejam aptos a dar continuidade aos conhecimentos e saberes da fotografia analógica.

 

SELECIONADOS:

Antes de tudo, gostaríamos de agradecemos a todas as inscrições realizadas. E lembrados que caso necessário poderá ocorrer uma segunda chamada em casos de desistência e/ou impossibilidade de participação.

APROVADOS:
Gabriela de Aragão Maia
Heverson do Santos Gonçalves 
Justine Putallaz 
Kethrin Sally Camargo dos Santos
Leonardo Mattos Gonçalves
Osvaldo Jucoski Junior
Paulo Giovane Antunes do Prado
Sarah Zewe Uriarte
Thalita Neres Barbosa
Victor Loss Salami 

CONVIDADOS:
Carlos dos Santos
Julia Frühauf Girelli
Nestor Varela Junior
Paulo Ricardo Machado Miorando
Vanessa Plugiti Pereira 
Williany Prist

 

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO:

Encontro 01  (18 de Junho às 14h00):

Apresentação do plano de estudo e mentoria.

Apresentação dos participantes (leitura de portfolio).

Definição dos campos de estudo em grupo e individual.

 

Encontro 02 (Junho*):

Estudos sobre luz e cor. 

Definição e início dos exercícios práticos.

 

Encontro 03 (Julho*):

Apresentação dos exercícios e debates sobre os resultados apresentados sobre o primeiro exercício prático de luz e cor.

 

Encontro 04 (Julho*):

Início das pesquisas em grupo e estudos individuais. 

Definição e início do primeiro  exercício práticos direcionado ao tema individual.

 

Encontro 05 (Agosto*):

Apresentação dos exercícios e debates sobre os resultados apresentados.

Continuação das pesquisas em grupo e estudos individuais.

 

Encontro 06 (Agosto*):

Estudos sobre películas e superfícies.

Início dos exercícios práticos de captação de imagens em películas monocromáticas (fotografia analógica).

 

Encontro 07 (Setembro*):

Revelação e estudos sobre o exercício prático com películas monocromáticas.

 

Encontro 08 (Setembro*):

Continuação dos estudos sobre películas e superfícies.

Inicio dos exercícios práticos de ampliação e revelação das imagens captadas em películas monocromáticas (ampliação analógica).

 

Encontro 09 (Outubro*):

Apresentação dos exercícios e debates sobre os resultados apresentados.

Continuação dos estudos sobre películas e superfícies.

 

Encontro 10 (Outubro*):

Mentoria individual e continuação dos estudos teóricos e práticos sobre os temas escolhidos.

 

Encontro 11 (Novembro*):

Encontro livre para a prática com químicos e equipamentos de revelação e ampliação para executar ou refinar os resultado esperado com base nos estudo anteriores.

Debate sobre os resultados apresentados ao longo do curso.

 

Encontro 12 (Novembro*):

Apresentação e entrega individual dos estudos e práticas executadas ao longo do curso.

Curadoria em grupo para a realização de exposição das obras produzidas.  

 

*Datas e horários a confirmar com os participantes a partir do primeiro encontro.

 

EQUIPE:
 

Brianne Lee

Brianne Lee tem cerca de 11 anos de experiência nas áreas de fotografia e audiovisual.

Em 2011 participou da sua primeira exposição como fotógrafa, onde foi a única participante a utilizar da técnica de captura por câmera analógica, o que lhe resultou a capa do convite. No ano seguinte criou o Analogic Wonderland, evento que reunia artistas e simpatizantes para mostrar seus trabalhos e discutir sobre artes. No mesmo ano participou de sua primeira exposição internacional. Ao longo dos próximos anos foi capa para o livro de poesias do escritor Lucas Schlemper, lançado em Portugal, conduziu a Whatever Feira de Artes em parceria com Mauricio Kehl, tornou-se representante da Câmara Setorial de Artes Visuais e vice-presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Balneário Camboriú. Em 2021 criou o projeto Conheça Um Artista e ArteBC.com através da Lei Aldir Blanc. Dentre sua carreira, destacam-se os trabalhos prestados a bandas por meio da produção de capas de álbuns virtuais, CDs e vinis para diversos segmentos da música. Atualmente vem direcionando suas forças e atenção para a concretização de seu maior sonho: o Analogic Wonderland Lab.

André Gevaerd

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Cinema pela FAAP, fundador da produtora Cineramabc e diretor do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, é profissional da indústria cinematográfica há mais de 15 anos e trabalha como produtor, diretor e montador de filmes de longa- metragem. Participou do Producer’s Network do Festival de Cannes na França em 2011, 2012 e 2013 e foi selecionado para o Berlinale Talent’s na Alemanha em 2012. Foi produtor associado em diversas produções a nível nacional, além dos filmes que realizou através de sua produtora – citados no perfil da companhia. Atualmente desenvolve projetos com o objetivo de levar novas histórias para as salas de cinema e teatro. Criou a CIA ARTHOUSEBC DE TEATRO, que realiza encontros mensais e desenvolve novo olhar para a dramaturgia teatral. É responsável pela criação e manutenção da Arthousebc, uma casa artístico-cultural inovadora com sede na cidade de Balneário Camboriú – litoral agitado de Santa Catarina – que apresenta ao público uma programação completa composta por projeções, apresentações e exposições das mais variadas áreas artísticas (Cinema, Música, Artes Cênicas, Dança, Literatura, Fotografia, Artes Visuais, etc).

Ton Lux 

Depois de sair da sua cidade natal aos 18 anos, foi em Curitiba/PR que ele encontrou seu engajamento no meio artístico depois com seu encontro com Cintia Ribas, que foi a sua primeira referência mais próxima dentro das artes visuais, esse encontro lhe trouxe mais segurança e estimulo para voltar aos processos criativos que desenvolveu desde a infância com papel, arame, luz e penas, ele chamava suas esculturas de Mobiles. Depois de um tempo, Ton, conseguiu dar atenção total as duas esculturas, em 2020 ele retornou para Balneário Camboriú/SC e trouxe consigo suas esculturas, ele fazia festas em casa para convidar e conhecer artistas da cidade e mostrar também suas peças. Um ano depois, em 2021, vendeu seu primeiro projeto, um cenário para um ensaio fotográfico de um editorial de moda de Marcio Albani, o mar de Vênus. No final de 2021 conheceu a Arthousebc onde começou a trabalhar como assistente de produção; desde então já participou de algumas formações de diferentes línguas no campo arte, através da residência audiovisual, recebeu formação através de oficinas de roteiro, direção, cinema documentário, edição de cor e vídeo.     

 

INFORMAÇÕES:
 

Quando: De julho a novembro de 2022

Onde: Analogic Wonderland e Arthousebc (Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados, Balneário Camboriú/SC.
Inscrições Gratuitas: Até dia 12/06 pelo link https://forms.gle/bEumYqVZxjEupQL77

Resultado dos participantes selecionados: 14/06

Primeiro encontro: 18/06 às 14h.
Patrocínio: Projeto realizado por meio de recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú 2021, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Informações: www.arthousebc.com e www.briannstorm.com/arctinm