briannstorm_copy.png
ANALOGIC WONDERLAND:
Fotografia Analógica: Preservação Teórica e Prática
lab analogico 2 CORRETO.png

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA EM PRETO E BRANCO
O projeto tem como objetivo a preservação e difusão dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a Fotografia Analógica com foco em películas preto e branco

A oficina “Analogic Wonderland - Fotografia Analógica: Preservação Teórica e Prática” foi criado com o objetivo de oferecer um caminho possível para artistas e entusiastas que buscam conhecimento para se expressar através desta forma de arte e que almejam descobrir novos caminhos ou se iniciar na produção artística através da fotografia analógica.

Contando com a supervisão e tutoria de Brianne Lee espera-se que ao final do curso os participantes tenham noção clara dos aspectos básicos de iluminação e composição de imagens, bem como dos processos de revelação e ampliação e estejam aptos a dar continuidade aos conhecimentos e saberes da fotografia analógica.

Os encontros acontecerão no período de 4 dias, em Março e Abril, quando serão realizadas aulas teóricas e práticas, totalizando cerca de 20 horas/aula que são oferecidas gratuitamente, incluindo todos os insumos para a realização das práticas. 

Como resultado do projeto será realizado uma exposição gratuita das obras produzidas pelos participantes da oficina

As inscrições estão abertas até o dia 23 de março e podem ser feitas aqui.

A lista com os selecionados e segunda chamada será divulgada no dia 24 de março.

 

VAGAS E INSCRIÇÕES:


Nota sobre as vagas:
Em consonância com as políticas públicas de igualdade, as 12 vagas serão assim dispostas:
- 6 vagas diretas (por mérito e seleção de interesse, conhecimento em fotografia e portfolio, com paridade garantida: 3 mulheres e 3 homens)
- 2 vagas para estudantes (ambos devem estar devidamente matriculados e com frequência igual ou superior a 75% das aulas, com paridade garantida: 1 mulher e 1 homem) 
- 1 vaga indicada pela FCBC para artistas que busquem desenvolver ou aprimorar sua linguagem e desenvolvimento dentro da fotografia analógica (desde que os indicados sejam maiores de 18 anos e com trabalho artístico consistente)
- 1 vaga garantida para artista negro (caso não haja inscritos negros, reverte-se para vaga direta)
- 1 vaga garantida para artista indígena (caso não haja inscritos indígenas, reverte-se para vaga direta)
- 1 vaga garantida para artista trans (caso não haja inscritos trans, reverte-se para vaga direta) 

SELECIONADOS:


Antes de tudo, gostaríamos de agradecemos a todas as inscrições realizadas e ficamos muito felizes em saber que quase 70 pessoas de diversas áreas e setores possuem interesse e curiosidade na fotografia analógica em preto e branco, dessa forma disponibilizaremos outra oficina em breve. Confira abaixo a listagem dos selecionados para a oficina “Analogic Wonderland - Fotografia Analógica: Preservação Teórica e Prática”.

6 vagas diretas (por mérito e seleção de interesse, conhecimento em fotografia e portfolio, com paridade garantida: 3 mulheres e 3 homens):

* Em função da alta demanda de inscrições, foi concedida uma vaga extra para esta categoria.

- Carlos H dos Santos

- Caroline Costa Vidor

- Davi Lippel de Oliveira

- Julia Fruhauf Girelli

- Nestor Valere Junior

- Vanessa Plugiti Pereira

- Vinícius Sesma

- Vinícius Bermann Batista


2 vagas para estudantes (ambos devem estar devidamente matriculados e com frequência igual ou superior a 75% das aulas, com paridade garantida: 1 mulher e 1 homem) :

- Valentina Farias Bianchini

- Paulo Ricardo Machado Miorando


1 vaga indicada pela FCBC para artistas que busquem desenvolver ou aprimorar sua linguagem e desenvolvimento dentro da fotografia analógica (desde que os indicados sejam maiores de 18 anos e com trabalho artístico consistente):

- Thainara Giraldi Destro

- Williany Raphaela Vilhena Machado Prist


1 vaga garantida para artista negro (caso não haja inscritos negros, reverte-se para vaga direta):

- Talia Santos da Silva


1 vaga garantida para artista indígena (caso não haja inscritos indígenas, reverte-se para vaga direta):

*Em virtude da ausência de solicitação para esta vaga, a mesma foi revertida para vaga de indicação da FCBC


1 vaga garantida para artista trans (caso não haja inscritos trans, reverte-se para vaga direta) :

*Em virtude da ausência de solicitação para esta vaga, a mesma foi revertida para vaga de artista negro

 

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO:

Aula 01 (26 de Março): Fotografia

A história da fotografia

Origem da fotografia, principais percursores e fotógrafos, imagens que mudaram o mundo.

 

A câmera fotográfica e filmes 35mm 

Conhecendo a câmera analógica: peculiaridades, diferentes tipos/formatos e seu funcionamento. O que é e como funcionam as películas 35mm: Colorido e preto e branco.

 

A composição de uma imagem

Parte 1: Estudos sobre as imagens mais importantes na história da humanidade: Composição, formato, iluminação e comunicação não verbal.

Parte 2: Criando composições com objetos.

 

Aula 02 (27 de Março): Iluminação

Estudos sobre iluminação

Diferentes tipos de luz e equipamentos. 

Execução e testes de iluminação em objetos em ambientes internos e externos.

 

Exercícios de captação fotográfica – externa e estúdio

Exercícios de aplicação dos conhecimentos sobre iluminação e composição.

 

Aula 03 (02 de Abril): Laboratório

O Laboratório: Processos de Revelação

Parte 1: Equipamentos, químicos e como funciona o processo.

Parte 2: Prática de revelação das imagens produzidas com base nos conhecimentos dos encontros anteriores.

 

O Laboratório: Processos de Ampliação

Parte 1: Equipamentos e como funciona o processo.

Parte 2: Prática de revelação das imagens produzidas com base nos conhecimentos dos encontros anteriores.

 

Aula 04 (03 de Abril): Conservação e Exposição

Conservação de películas e ampliações

Quais os principais materiais e forma de conservação.

 

A fotografia como obra de arte

Analise da presença de fotografia em locais artísticos e a sua aplicabilidade e reconhecimento na sociedade.

 

Desenvolvimento de projeto de exposição fotográfica

Estudo de casos de exposições e mostras de fotografia.

 

EQUIPE:
 

Brianne Lee

Brianne Lee tem cerca de 11 anos de experiência nas áreas de fotografia e audiovisual.

Em 2011 participou da sua primeira exposição como fotógrafa, onde foi a única participante a utilizar da técnica de captura por câmera analógica, o que lhe resultou a capa do convite. No ano seguinte criou o Analogic Wonderland, evento que reunia artistas e simpatizantes para mostrar seus trabalhos e discutir sobre artes. No mesmo ano participou de sua primeira exposição internacional. Ao longo dos próximos anos foi capa para o livro de poesias do escritor Lucas Schlemper, lançado em Portugal, conduziu a Whatever Feira de Artes em parceria com Mauricio Kehl, tornou-se representante da Câmara Setorial de Artes Visuais e vice-presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Balneário Camboriú. Em 2021 criou o projeto Conheça Um Artista e ArteBC.com através da Lei Aldir Blanc. Dentre sua carreira, destacam-se os trabalhos prestados a bandas por meio da produção de capas de álbuns virtuais, CDs e vinis para diversos segmentos da música. Atualmente vem direcionando suas forças e atenção para a concretização de seu maior sonho: o Analogic Wonderland Lab.

André Gevaerd

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Cinema pela FAAP, fundador da produtora Cineramabc e diretor do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, é profissional da indústria cinematográfica há mais de 15 anos e trabalha como produtor, diretor e montador de filmes de longa- metragem. Participou do Producer’s Network do Festival de Cannes na França em 2011, 2012 e 2013 e foi selecionado para o Berlinale Talent’s na Alemanha em 2012. Foi produtor associado em diversas produções a nível nacional, além dos filmes que realizou através de sua produtora – citados no perfil da companhia. Atualmente desenvolve projetos com o objetivo de levar novas histórias para as salas de cinema e teatro. Criou a CIA ARTHOUSEBC DE TEATRO, que realiza encontros mensais e desenvolve novo olhar para a dramaturgia teatral. É responsável pela criação e manutenção da Arthousebc, uma casa artístico-cultural inovadora com sede na cidade de Balneário Camboriú – litoral agitado de Santa Catarina – que apresenta ao público uma programação completa composta por projeções, apresentações e exposições das mais variadas áreas artísticas (Cinema, Música, Artes Cênicas, Dança, Literatura, Fotografia, Artes Visuais, etc).

Ton Lux 

Depois de sair da sua cidade natal aos 18 anos, foi em Curitiba/PR que ele encontrou seu engajamento no meio artístico depois com seu encontro com Cintia Ribas, que foi a sua primeira referência mais próxima dentro das artes visuais, esse encontro lhe trouxe mais segurança e estimulo para voltar aos processos criativos que desenvolveu desde a infância com papel, arame, luz e penas, ele chamava suas esculturas de Mobiles. Depois de um tempo, Ton, conseguiu dar atenção total as duas esculturas, em 2020 ele retornou para Balneário Camboriú/SC e trouxe consigo suas esculturas, ele fazia festas em casa para convidar e conhecer artistas da cidade e mostrar também suas peças. Um ano depois, em 2021, vendeu seu primeiro projeto, um cenário para um ensaio fotográfico de um editorial de moda de Marcio Albani, o mar de Vênus. No final de 2021 conheceu a Arthousebc onde começou a trabalhar como assistente de produção; desde então já participou de algumas formações de diferentes línguas no campo arte, através da residência audiovisual, recebeu formação através de oficinas de roteiro, direção, cinema documentário, edição de cor e vídeo.     

 
WhatsApp Image 2022-04-22 at 15.17.19.jpeg

EXPOSIÇÃO ANALOGIC WONDERLAND
A Exposição Analogic Wonderland exibe os resultados das práticas realizadas na Oficina Analogic Wonderland - Fotografia Analógica: Preservação Teórica e Prática mentorada por Brianne Lee.

A abertura acontece neste domingo dia 24/04 às 18h na Arthousebc e a visitação fica disponível até o dia 22/05.

 

Fotógrafos: 

Carlos Henrique dos Santos 

Davo (Davi Lippel de Oliveira) 

Benvs (Gabriel Benvenutti) 

Lia (Julia Frühauf Girelli) 

Kelly Wolf 

Maria (Maria Clara Soares Schlemper) 

Nestor Varela (Nestor Varela Junior) 

Paulinho (Paulo Ricardo Machado Miorando)

Valen FB (Valentina Farias Bianchini) 

Vanessa Plugiti Pereira 

Kency Kara (Vinícius Bergmann Batista) 

Williany (Williany Raphaela Vilhena Machado Prist) 

 

INFORMAÇÕES:
 

Abertura: 24 de Abril de 2022 às 18h

Visitação: De quinta a domingo das 16h às 21h até o dia 22/05/2022
Onde: Analogic Wonderland e Arthousebc (Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados, Balneário Camboriú/SC.
Patrocínio: Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura

Informações: www.arthousebc.com e www.briannstorm.com/lab2021